Cromatografia a Gás Acoplada a Detector de Massas - GCMS-QP2020 NX

Cromatografia a Gás Acoplada a Detector de Massas - GCMS-QP2020 NX.jpeg

O GCMS-QP2020 NX é o modelo mais recente da Shimadzu de cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massas. Esse aparelho se encontra equipado com um injetor automático com capacidade para até 150 amostras. No momento, ele se encontra operando com coluna SH-Wax.


1 - Comitê Gestor

O Comitê Gestor do GC-MS/TCD é constituído pelos professores:

Prof. Dr. Ivo Freitas Teixeira (DQ/UFSCar, pesquisador principal)

Profa. Dra. Lucia Mascaro (DQ/UFSCar, pesquisador principal)

 

2 - Comitê de Usuários

O Comitê Gestor do GC-MS/TCD é constituído pelos professores:

Prof. Dr. Kleber Thiago de Oliveira (DQ/UFSCar, Docente)

Prof. Dr. Ernesto Pereira Chaves (DQ/UFSCar, Docente)

Prof. Dr. Cauê Ribeiro (Embrapa/São Carlos, Pesquisador)

A política de utilização do EMU, definida pelo Comitê Gestor, será implementada pelo Comitê de Usuários, que apreciará eventuais casos não contemplados nas normas para utilização do GC-MS/TCD, reportando-se ao Comitê Gestor.

 

3 - Normas para utilização do GC-MS/TCD

A utilização do EMU será organizada pelo Comitê de Usuários, seguindo políticas definidas pelo Comitê Gestor.

A operação do EMU será realizada a princípio pelo Prof. Ivo Teixeira, no entanto, usuários qualificados (técnicos da Central Analítica do DQ, pós-docs, pós-graduandos, etc) poderão operar o equipamento desde que previamente treinados pelo Prof. Ivo Teixeira.

Usuários externos ao Projeto Jovem Pesquisador (Processo 2020/14741-6) deverão providenciar a metodologia completa de análise (parâmetros básicos para a análise desejada), preparo das amostras e padrões analíticos, consumíveis específicos diferentes daqueles empregados na rotina do laboratório. As amostras encaminhadas para análise deverão ser adequadamente acondicionadas, de modo a garantir sua conservação. Após a conclusão das análises, as amostras permanecerão armazenadas no laboratório do Prof. Ivo Teixeira por um período de dois meses. As amostras não retiradas no prazo de dois meses serão adequadamente descartadas.

O equipamento receberá manutenção periódica, conforme instruções do fabricante e, nesse período, o seu uso será reservado para tal finalidade. O Comitê de Usuários organizará treinamento periódico para a formação dos operadores que serão autorizados a realizar a preparação e análise de suas próprias amostras.

Publicações em periódicos, dissertações, teses, relatórios científicos, trabalhos apresentados em eventos científicos, etc, deverão incluir agradecimentos ao Projeto FAPESP EMU. Uma cópia da publicação deverá ser enviada ao e-mail informada no sítio do EMU. Em caso de teses e dissertações é suficiente o envio da página de rosto e da página de agradecimentos.

Eventuais contatos sobre os tipos de análises que podem ser realizadas no EMU deverão ser encaminhados pelo endereço de e-mail ivo@ufscar.br.

 

4 - Agendamento

Para agendamento e orçamento, os interessados deverão entrar em contato através de e-mail dirigido aos cuidados do Prof. Ivo Teixeira (ivo@ufscar.br). Alunos já treinados e com permissão de acesso ao MEU poderão realizar o agendamento diretamente no site https://calendar.google.com/calendar/u/1?cid=Y19lY3FlZDFkcWZvMG9sdHJiaTZrMmsyMTJwNEBncm91cC5jYWxlbmRhci5nb29nbGUuY29t

As reservas para uso do EMU seguirão a ordem cronológica das solicitações, e estarão sujeitas a um calendário mensal, a ser elaborado pelo Comitê de Usuários. Todas as requisições de análises serão comunicadas ao Comitê de Usuários e reportadas periodicamente ao Comitê Gestor do equipamento, coordenado pelo Prof. Ivo Teixeira.